terça-feira, 19 de outubro de 2010

Um calmo desespero no estilo inglês


A partir do final da década de 60 o cenário do rock muda totalmente, letras bobas exaltando o amor estavam perdendo espaço para assuntos e uma técnica mais elaborada, era o lema sexo, drogas e rock'n'roll que nascia.

Em meio de tanta revolta e denúncias, surge o rock progressivo, marcado por arranjos complexos - aproximando-se muito da música erudita -  letras que abordam temas como religião, fantasias, história.. Mas, acima de tudo sem se prender a um assunto determinado.

Na minha modesta opinião umas das melhores bandas de todos os tempos, mais do que isso, costumo dizer que é todo um trabalho artístico, sem dúvida o Pink Floyd é o que melhor representa o estilo.

Há opiniões distintas sobre os verdadeiros percussores do estilo. Os que defendem que foram os Beatles, com o disco Sgt Peppers, e quem diga que foi o Pink Floyd, com seu álbum Piper at Gates Of Dawn; acho que houve uma tentativa do Beatles de incorporar ao estilo lisérgico, mas já tinham seu público que não corresponderam a tal expectativa. Syd Barret movido pelas suas “viagens” no LSD fazia dos seus shows com o Pink Floyd, uma tentativa de reproduzir no palco os efeitos das "viagens" causadas pelo ácido, muitos diziam que conseguia.
Mas a curiosidade mesmo é que quem planejava tudo, desde as músicas até truques de luz e projeção de slides era o próprio Syd! 

Anos mais tarde, em 1973, o Pink Floyd lança o que pra mim é a maior obra prima do mundo do rock! o álbum Dark Side Of The Moon! É interessante acompanhar como cada música foi feita, como foi pensada. Há vários documentários na internet que mostram os próprios músicos explicando. Clique aqui para ver o vídeo;

O mais INCRÍVEL é assistir a tão famosa coincidência (ou não)  do Mágico de Oz com a trilha sonora do Dark Side, é sem palaaaavras! me empolgo sempre que eu olho. É o seguinte: na abertura do filme, quando o leão da Metro der o terceiro rugido, você solta o pause e deixa o CD rodar.* A partir daí começam as coincidências,  Os empresários do Pink Floyd dizem que eles não sabem de nada a respeito. O interessante no entanto, é que eles não afirmam nem negam. Só dizem que não sabem... eai?




*No Youtube era pra ter os vídeos já com as músicas, inclusive tem alguns com legenda (que detalham as coincidências), mas infelizmente a Warner Bros reivindica os direitos autorais e tempo depois sai do Youtube ¬¬' é realmente uma pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário